top of page

frequently asked questions

  • Quero marcar uma reunião com vocês. É necessário agendar?
    Sim. Caso pretenda uma reunião connosco, é necessário marcar previamente. Pode entrar em contacto connosco através do número 229446969, do geral@nogueirafernandes.pt, do formulário do nosso site ou redes sociais.
  • O vosso showroom encontra-se aberto? Posso visitar?
    Sim, claro! Para visitar o nosso showroom não precisa de marcação. Pode aparecer dentro do nosso horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30.
  • É necessário licenciamento para uma construção em madeira?
    Sim. Todas as edificações com caráter de permanência (pré-fabricadas, habitações em madeira, contentores, caravanas, …) destinadas à utilização humana com as características de construções, instalações incorporadas ou com ligação ao solo, estão sujeitas a licenciamento. Assim, o licenciamento das nossas habitações é obrigatório, tal como está referido nas alíneas a), b), j) e m) do artigo 2.º e no n.º 2 do artigo 4.º do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro.
  • O loteamento do meu terreno obriga a construção de uma habitação de dois pisos. Posso alterar?
    Nesse caso, será necessário fazer um pedido de alteração ao loteamento à Câmara Municipal e aguardar o seu parecer.
  • O meu terreno não está em loteamento. Posso construir sem regras e no imediato?
    Ainda que o seu terreno não esteja loteado, é necessário perceber junto da Autarquia a possibilidade de consultar o Plano Diretor Municipal (PDM) para verificar a classificação do solo e, por nossa recomendação, solicitar a certidão de viabilidade construtiva.
  • Sendo a construção em madeira, uma construção sustentável, esta tem benefícios fiscais? Tenho de pagar IMI?"
    Infelizmente, as nossas construções não têm benefícios fiscais ainda que sustentáveis. Relativamente ao IMI, sim. Uma casa em madeira – assim como qualquer outro tipo de construção – tem de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) uma vez que este incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios rústicos e urbanos situados em Portugal.
  • O pagamento é faseado? Existe financiamento bancário para este tipo de construção?
    Sim. O pagamento é dividido pelas seguintes fases: adjudicação, início de obra, início da cobertura e a conclusão de obra. Neste momento, várias entidades bancárias já apoiam este tipo de construção como o Montepio, Milenium, Crédito Agrícola, Caixa Geral Depósitos e, o nosso parceiro, o Santander Totta.
  • Os modelos do catálogo são fixos? Quanto tempo dura a construção de uma habitação?
    Não. As habitações presentes no nosso catálogo são meramente exemplificativas. A Nogueira Fernandes trabalha ao gosto do cliente e cada projeto é único. A construção demora entre cinco a seis meses a partir da emissão da licença de construção.
  • As vossas habitações têm garantia?
    Sim. A Nogueira Fernandes dá garantia de: 25 anos da estrutura se forem realizadas periodicamente manutenções à velatura exterior da construção e feita inspeção periódica a elementos sujeitos a desgaste, preferencialmente de 3 em 3 anos, de modo a garantir a qualidade das madeiras; 10 anos no caso de defeitos relativos a elementos construtivos estruturais; 5 anos no caso de defeitos relativos a elemento construtivos não estruturais ou a instalações elétricas 2 anos no caso de defeitos relativos a equipamentos afetos à obra, mas dela autonomizáveis.
bottom of page