top of page

5 motivos para optar por uma casa em madeira


A decisão de construir uma casa, é um passo muito importante para uma família. Para além de exigir um grande esforço financeiro, também implica uma logística maior na tomada de decisões, na escolha do terreno, visitas à obra...


Contudo, há uma coisa que acontece muito antes de decidirmos construir: sonhamos com a casa. Na nossa mente, conseguimos idealizar como ela é por dentro e por fora, imaginamos os momentos que queremos lá viver e todas as histórias que queremos escrever a partir do dia em que entrámos pela porta da nossa nova casa.


Quer já a idealize em madeira, ou ainda não sabe como gostaria que ela fosse, damos-lhe cinco motivos para escolher uma casa em madeira.



1. É amiga do ambiente!



Ao contrário do material usado na construção em alvenaria (que são esgotáveis e exigem muita energia na sua produção), a madeira é natural e pode ser colhida de forma sustentável sem prejudicar o meio ambiente. A nossa madeira, por exemplo, é proveniente do norte da Europa, de florestas sustentáveis certificadas. A madeira é ainda um produto de origem natural, cujo processo produtivo exige baixo consumo energético, quando comparado com outros produtos industrializados. Ao contrário de outras matérias-primas, quando a madeira envelhece ou deixa de desempenhar a sua função estrutural, não constitui qualquer perigo para o meio ambiente, já que é facilmente reconvertida. Embora da construção não resultem resíduos consideráveis, a Nogueira Fernandes, assegura o seu correto tratamento, através de processos apropriados de reciclagem/recuperação de substâncias orgânicas. Por último, as casas de madeira têm um excelente desempenho energético. Aquecedores, ar-condicionado, ventoinhas, entre outros produtos, podem ser dispensados devido ao elevado isolamento térmico que uma casa de madeira oferece.

2. Passa de geração em geração

A durabilidade é uma das maiores vantagens em escolher uma casa de madeira. Para além de ser um material renovável forte e resistente, a madeira é capaz de suportar uma ampla variedade de condições climáticas como a chuva, neve, vento e sol. Como exemplo, temos a igreja de madeira de Urnes, na Noruega, construída em 1130. Eleita como Património Mundial da UNESCO, a igreja ainda se encontra erguida aos dias de hoje.



“E em caso de sismo?” As casas de madeira são frequentemente consideradas mais vulneráveis a terramotos do que as construções de alvenaria. No entanto, a realidade é que as casas de madeira são extremamente resistentes a sismos e terramotos quando são construídas corretamente. A resistência das casas de madeira pode ser atribuída à sua estrutura flexível e leve, que é capaz de se adaptar às forças sísmicas. A madeira é um material naturalmente flexível e elástico, o que permite que a estrutura da casa se mova e absorva as vibrações do terramoto, reduzindo assim a probabilidade de danos estruturais significativos. Na Nogueira Fernandes, todas as casas têm várias garantias de forma a salvaguardar o investimento do cliente e a preservação da habitação.



3. Rápida construção




As casas em madeira também têm a vantagem de serem construídas em pré-fabricados, ou seja, a construção é mais rápida e eficiente do que as construções em alvenaria, por exemplo.


Na Nogueira Fernandes, o tempo médio de construção (após aprovação da câmara), é entre três a seis meses, dependendo de cada projeto. Em fábrica, após essa mesma aprovação, o projeto é estudado e os materiais são produzidos, cortados, montados e tratados antes de finalmente irem para o local de construção.



4. Design único e estética personalizada



Portugal é um país onde a maioria das habitações é feita em alvenaria. O que faz com que quando vemos uma casa em madeira no meio de todas as outras, seja fácil nos apaixonarmos.


Para além de toda a sua beleza, uma casa em madeira permite uma construção ao gosto do cliente. Seja um estilo mais rústico, moderno ou tradicional, a madeira pode ser facilmente projetada de diferentes formas permitindo uma construção personalizada e, claro, única.



5. Promove a saúde da sua família




Por último, mas não menos importante, uma casa de madeira pode trazer inúmeros benefícios para uma família.


Sendo um material respirável, este regula naturalmente a humidade do ar no interior. Isto significa que a casa em madeira tem um ar mais saudável e fresco, reduzindo o risco de problemas respiratórios ou de pele associados a uma humidade excessiva.


Além disso, a madeira é um excelente isolante térmico e acústico, o que significa que a casa em madeira mantém a temperatura interior mais estável e reduz o ruído exterior, tornando-a uma boa escolha para quem sofre de alergias ou problemas de sono, pois um ambiente confortável e silencioso pode ajudar a melhorar a qualidade de vida.


A madeira também tem propriedades antiestáticas e antibacterianas naturais, o que significa que é menos propensa a atrair poeira e outras partículas nocivas, ajudando a manter o interior da casa mais limpo e saudável, especialmente para pessoas com alergias ou problemas respiratórios.


Vários estudos indicam ainda que o ambiente natural e relaxante que um ambiente de madeira proporciona, traz benefícios psicológicos aos habitantes.




Vantagem bónus: Chave na mão





A construção de uma casa implica vários passos - alguns deles minuciosos - e que podem ser uma verdadeira dor de cabeça para o cliente. Para combater este fator, a Nogueira Fernandes trabalha com projetos chave na mão.


Com vários departamentos enraizados na empresa - desde orçamentação, à arquitetura, passando pela produção, técnico, compras, faturação e outros - o cliente sentir-se-á acompanhado em todas as fases do processo. A Nogueira Fernandes fica com a responsabilidade pelas comunicações com a câmara municipal, pela entrega do projeto para aprovação, pelas especialidades da habitação e todos os outros passos que precisam de ser dados para que no final possa entrar na sua casa de sonho sem ter de contratar vários serviços a várias empresas, com diferentes orçamentos e agendas.


Uma casa de madeira pode ser o seu próximo grande sonho. Se ficou convencido, entre em contacto connosco para conversarmos sobre ele. O orçamento fica por nossa conta.





bottom of page