top of page

Tendências de decoração para casas de madeira em 2023

Fomos à procura das tendências de decoração para 2023 e encontramos uma mão cheia delas que combinam na perfeição com uma casa em madeira.



Decorar uma casa pode ser um verdadeiro desafio. É necessário prestar atenção a todos os detalhes: desde o tipo de material, a cor e a posição onde colocamos determina peça ou artigo.

Numa casa de madeira, a decoração é ainda mais desafiante. Este elemento já tem, por si só, muito destaque, capaz de encher uma divisão sozinho. Por isso, é importante saber como podemos conjugar a madeira com outros elementos decorativos, tendo em conta cores, texturas e tamanhos.

Este ano, as tendências não podiam combinar mais com as casas feitas de madeira. Além dos tons neutros, deve-se dar preferência às formas orgânicas e aos elementos naturais. Fique a conhecer estas e outras tendências.


De neutro, eu me comprometo




Os tons neutros vieram para ficar. Branco, cinza e bege são alguns exemplos de tonalidades que pode usar e abusar na decoração de todas as divisões da sua casa. Para além de tornarem o ambiente mais tranquilo e aconchegante, são cores que se fundem na perfeição com os restantes elementos decorativos, como plantas, móveis, livros, entre outros.

Ainda assim, os tons neutros ajudam a dar a sensação de amplitude ao espaço.



Plantas e flores: a natureza dentro de portas



Foi tendência o ano passado e continua a sê-lo: ter plantas e flores em casa é obrigatório se quiser dar vida às divisões da sua casa. Suculentas, costelas-de-adão, orquídeas e, os nossos favoritos, bonsais são alguns exemplos que não têm como falhar em qualquer ambiente. Para complementar, escolha um vaso ou uma jarra em tons neutros. O Oito.Atelier, por exemplo, tem várias peças perfeitas acolher as suas plantas e flores, todas elas feitas em Portugal. Coloque-as na mesa de jantar, construa um pequeno jardim suspenso ou encha uma parede com trepadeiras… as opções são infinitas e a qualidade do ar da sua casa agradece.



Adeus, linhas. Olá, curvas!



Despeça-se das linhas retas e acabamentos pontiagudos. Em 2023, dê preferência às formas orgânicas: mais suaves e arredondadas como círculos, eclipses e espirais. Não só tornará o espaço mais acolhedor, como o ambiente será mais natural e fluído.

Aplique esta tendência nos móveis, mesas de centro, peças de cerâmica, vasos, velas, castiçais, etc.



Sustentável: dos tapetes ao sofá



O que combina bem com a madeira? Tudo o que traga aconchego: mantas, almofadas, cortinas… Na hora de adicionar têxteis à sua casa, prefira tecidos naturais e orgânicos como o algodão, seda e linho. Estes três tecidos farão toda a diferença em qualquer divisão. Não só são mais suaves e agradáveis ao toque, trazendo conforto a toda a família, como também são mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Os tapetes de fibras naturais como lã, algodão ou sisal são mais duradouros, resistentes e unem-se na perfeição à madeira para criarem um ambiente muito mais natural. Na Nogueira Fernandes usámos vários tapetes deste material, aconselhados pela marca IAS Tapeçarias.



Que a luz natural esteja connosco!



A luz natural é uma das melhores formas de realçar a beleza da madeira, portanto, é importante maximizar a sua entrada através de janelas grandes e tecidos leves, por exemplo. Quando a noite chega, prefira luzes suaves para criar um ambiente acolhedor.

Além disso, pode optar por colocar claraboias que ajudam a trazer mais luminosidade para o interior da casa.


Por fim, decorar uma casa em madeira pode ser desafiante, mas também pode ser uma oportunidade única de criar uma decoração única e exclusiva. No fundo, é importante nunca esquecermos que ao decorar, todos os ambientes da casa devem ir de encontro aos gostos de cada um dos habitantes.


Tem mais dicas de decoração para casas em madeira que queira partilhar connosco? Deixe nos comentários!

bottom of page